28 de fevereiro de 2011

Surpresa ESAC 2011

Temos o prazer de anunciar que o FLASHMOB de HipHop na ESAC foi um sucesso!
Postaremos as fotos respectivas em breve!

21 de fevereiro de 2011

Exercicio Fisico ajuda a perder peso?

Ainda há quem acredite que o exercício apenas ajuda a melhorar a silhueta, mas não emagrece.
Na verdade, a prática de exercício produz um gasto energético que leva à perda de gordura e volume de forma total ou localizada, de acordo com o exercício que se fizer. Para obter bons resultados, é aconselhável combinar exercícios aeróbios, para diminuir a gordura acumulada, com outros específicos para tonificar os músculos.
Por exemplo, se quer perder barriga e se limitar a fazer exercícios abdominais, terá estes músculos fortes e duros, mas permanecerão escondidos debaixo do tecido adiposo (gordura).
Para diminuir a gordura localizada nessa zona, deve realizar exercícios aeróbios, que, estes sim, ajudam a emagrecer.
O exercício cardiovascular aeróbio é muito eficaz porque eleva as batidas do coração e faz com quem o seu corpo use a gordura armazenada para produzir energia, o que ajuda a emagrecer. Ou seja, é possível queimar mais gordura com os exercícios de longa duração e pouca intensidade, como andar de bicicleta, correr, nadar ou dançar.
Quatro sessões de 45 minutos de actividade aeróbia por semana são suficientes. Um truque para ser constante: escolha um exercício de que goste, para não se deixar vencer pela falta de motivação.

Texto: Fernanda Soares

Eventos de Mini trampolim

O Pavilhão da Escola Secundária de Santo António da Charneca vai receber no sábado, dia 26 de Fevereiro, o Campeonato Distrital de Duplo Mini Trampolim, entre as 8h00 e as 19h00.
Esta prova está integrada no calendário da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal.

Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/

Cantorias ...

Segundo um grupo de investigadores britânicos cantar faz bem à saúde, pois melhora a auto-estima e afasta o stress.
De acordo com o Heart Research UK, um grupo de investigação britânico, que se dedica a investigar os problemas que afectam o coração, cantar é uma forma de exercício, ainda que leve. Ao encher os pulmões de ar, isso faz com que aumente o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo pelo corpo, o que é benéfico para a saúde.
Estes investigadores encaram o canto como uma actividade aeróbica, uma vez que melhora a saúde do coração e está mesmo relacionado com a longevidade, a redução do stresse e a saúde em geral. E não se fica por aqui, pois o canto traz também felicidade sendo que é impossível cantar bem com uma cara triste, porque isso afectaria o tom. Manter-se positivo é essencial!
Mas as vantagens não se ficam por aqui. A tudo o que foi dito junta-se ainda a adrenalina associada a uma qualquer apresentação em público, sensação comum aos cantores profissionais e aos amadores, bem como ajuda à libertação de hormonas relacionadas com o bem-estar.

Por isso meninos e meninas, comecem a afinar as cordas vocais e toca aí a cantar por uma vida saudável !!

20 de fevereiro de 2011

Demonstração de Karaté na ESAC

Lamentamos informar que a demonstração de Karaté Shotokan marcada para amanhã às 09:45 foi cancelada hoje pela AKDS. Pedimos imensa desculpa pelo sucedido.

14 de fevereiro de 2011

Demonstração de Karaté na ESAC

No dia 21 de Fevereiro irá realizar-se uma demonstração de karaté no pátio da Escola Secundária Augusto Cabrita, no primeiro intervalo da parte da manhã (9:45-10:05). Esta demonstração está a cargo da Associação Karaté de Distrito de Setúbal. Não percam !

O karaté é um arte marcial cujo recurso a armas é muito reduzido, daí o seu nome Kara Te "mãos vazias".
Existem duas vertentes do karaté, karaté shotokai e karaté shotokan:
 - O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karaté. Por norma o kumite é muito controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima, contudo torna-se agressivo visto que se utiliza golpes de cotovelos e joelhadas.
 - O Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.

O estudioso/praticante do karaté chama-se karateca, que busca desenvolver disciplina, filosofia e ética, além de simples movimentos e condicionamento físico.

7 de fevereiro de 2011

Antidepressivos Naturais ...

O exercícios físico é um antidepressivo natural. Isto porque, quando praticado, liberta substâncias químicas que causam um estado de bem-estar, como por exemplo, as endorfinas, e evita outras que trazem malefícios ao organismo, onde se inclui a cortisol.

Cortisol
É uma hormona que é produzida pelo corpo em excesso quando o ser humano se encontra em situação de stress, raiva, ansiedade e medo.
Causa efeitos nocivos como a diminuição da produção de testosterona, acção lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogénio muscular. O cortisol age também no cérebro provocando morte neuronal.
Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.

Endorfinas
São substâncias produzidas e libertadas no cérebro, que provocam sensações de bem-estar: substâncias essas que são libertadas, por exemplo, quando se faz exercício físico!

Para além disso, estudos recentes demonstram que uma única sessão de exercícios, com duração de 20 ou 30 minutos, numa intensidade baixa ou moderada, leva à diminuição do desconforto da dor.

De que estás à espera para fazer exercício? ;)

1 de fevereiro de 2011

Rir é mesmo o melhor remédio!

Muito riso pouco siso, diz o ditado. E antigamente era este o pensamento dominante. Quem se risse muito e fosse demasiado alegrete era seguramente por não ter muito tino. Uma pessoa séria, sisuda, transmitia confiança, lucidez. Como se rir fosse sinónimo de estupidez ou vacuidade.
Hoje a coisa é completamente diferente. Rir é o melhor remédio, garantem-nos. Os benefícios do humor são constantemente divulgados, o número de humoristas e comediantes aumenta, as pessoas perderam a vergonha de rir desbragadamente,e até existem aulas de riso que funcionam como terapia.
Um estudo recente levado a cabo por cardiologistas na Universidade de Maryland revelou que rir pode prevenir doenças cardíacas. Os cientistas descobriram que as pessoas com doenças do coração riam quarenta por cento menos em variadas situações, quando comparadas com pessoas da mesma idade, sem doenças cardíacas.
Michael Miller, director do Centro de Cardiologia Preventiva da Universidade de Maryland, diz: «O velho ditado que diz que "rir é o melhor remédio" parece que, afinal, é mesmo verdade no que diz respeito ao coração. Ainda não sabemos porque é que rir protege o coração, mas sabemos que o stress está associado ao desgaste do endotélio, a membrana que reveste os nossos vasos sanguíneos. Isto pode provocar uma série de reacções inflamatórias que aumentam a gordura e o colesterol nas artérias coronárias e, em último caso, podem causar ataques cardíacos.»
Neste estudo, os investigadores compararam as respostas em termos de humor de trezentas pessoas. Metade dos participantes sofria de doença cardíaca. A outra metade era saudável. Um dos questionários tinha uma série de respostas de escolha múltipla, em que se ficava a saber até que ponto se riam os participantes em determinadas situações, e o outro questionário tinha respostas de verdadeiro ou falso para medir a raiva e a hostilidade.
O que ficou provado foi que as pessoas com doença cardíaca riam menos, mesmo em situações positivas, e revelavam maior raiva e hostilidade. Michael Miller disse que as pessoas deviam rir mais e levar-se menos a sério. 


«A recomendação para um coração saudável deve ser: exercício físico, alimentação equilibrada e rir, algumas vezes por dia.»


in Diário de Notícias