Chegou-se à última semana de aulas e é necessário cumprir com o encerramento do blog do "JUST MOVE IT".
Este blog funcionou ao longo do ano como suporte ao grupo de trabalho e meio de divulgação do projecto à comunidade de forma a mostrar todas as actividades que se realizaram ao longo do ano. Por outro lado também serviu para divulgar informações úteis relacionadas com o desporto e os seus inúmeros e inquestionáveis benefícios.
No fim de tudo queremos agradecer a todos os que nos ajudaram ao longo do ano lectivo, sobretudo aos outros grupos de Área de Projecto da nossa turma, às entidades que nos ajudaram na realização das nossas actividades, à comunidade escolar e a todos os que participaram directamente nas nossas actividades.
Assim terminamos com um muito obrigado e não se esqueçam: MEXAM-SE!
JUST MOVE IT
6 de junho de 2011
19 de maio de 2011
16 de maio de 2011
Basquetebol Masculino
O Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, na Cidade Sol, Barreiro, vai receber, nos dias 20, 21 e 22 de Maio, a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub 20 – Época 2010/11 em basquetebol masculino.
Participam nesta Final Four, uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, FC Barreirense, FC Porto, SL Benfica e Vasco da Gama.
Calendário
20 de Maio (sexta-feira) – 1ª Jornada20h15 – FC Porto-SL Benfica
22h15 – FC Barreirense-Vasco da Gama
21 de Maio (sábado) – 2ª Jornada16h00 – Vencedor do 1º Jogo-Vencido do 2º Jogo
18h00 – Vencedor do 2º Jogo-Vencido do 1º Jogo
22 de Maio (domingo) – 3ª Jornada09h30 – Vencido do 1º Jogo-Vencido do 2º Jogo
11h30 – Vencedor do 1º Jogo-Vencedor do 2º Jogo
Participam nesta Final Four, uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, FC Barreirense, FC Porto, SL Benfica e Vasco da Gama.
Calendário
20 de Maio (sexta-feira) – 1ª Jornada20h15 – FC Porto-SL Benfica
22h15 – FC Barreirense-Vasco da Gama
21 de Maio (sábado) – 2ª Jornada16h00 – Vencedor do 1º Jogo-Vencido do 2º Jogo
18h00 – Vencedor do 2º Jogo-Vencido do 1º Jogo
22 de Maio (domingo) – 3ª Jornada09h30 – Vencido do 1º Jogo-Vencido do 2º Jogo
11h30 – Vencedor do 1º Jogo-Vencedor do 2º Jogo
A Piscina Municipal do Barreiro vai receber no domingo, 22 de Maio, a partir das 14h00, a 2ª prova do Circuito de Natação do Barreiro. As inscrições para esta jornada deverão ser feitas junto dos técnicos dos clubes, colectividades e escolas, com secção de natação.
O Festival de Encerramento está agendado para 19 de Junho, para a mesma hora.
O Circuito de Natação do Barreiro é aberto a nadadores não federados, inscritos nas escolas de natação das colectividades, escolas do Concelho do Barreiro e outras instituições.
É promovido, com o objectivo de estimular o gosto pela modalidade, pela Câmara Municipal o Barreiro em parceria com as entidades utentes da Piscina.
O Circuito de Natação do Barreiro é aberto a nadadores não federados, inscritos nas escolas de natação das colectividades, escolas do Concelho do Barreiro e outras instituições.
É promovido, com o objectivo de estimular o gosto pela modalidade, pela Câmara Municipal o Barreiro em parceria com as entidades utentes da Piscina.
9 de maio de 2011
Artur Agostinho, para sempre um ícone ...
Artur Agostinho, morreu na terça-feira, dia 22 de Março, aos 90 anos, no Hospital de Santa Maria onde esteve internado durante uma semana.
Locutor, apresentador, jornalista, publicitário, actor e escritor, tornou-se um dos rostos mais populares da sua geração. O seu famoso: "É gooooooloooooooo", que gritou pela primeira vez num Benfica-Porto, no final dos anos 40, ainda hoje persiste como um marco na história da rádio em Portugal.
Sportinguista confesso, para sempre, Artur Agostinho será recordado com muita saudade por todos aqueles que o acompanharam ...
Locutor, apresentador, jornalista, publicitário, actor e escritor, tornou-se um dos rostos mais populares da sua geração. O seu famoso: "É gooooooloooooooo", que gritou pela primeira vez num Benfica-Porto, no final dos anos 40, ainda hoje persiste como um marco na história da rádio em Portugal.
Sportinguista confesso, para sempre, Artur Agostinho será recordado com muita saudade por todos aqueles que o acompanharam ...
Xadrez - 13º Circuito de Torneios do Barreiro
No 13º Circuito de Torneios de Xadrez do Barreiro há a registar algumas alterações no calendário da prova . A próxima jornada está agendada para 8 de Maio, na sede do Galitos FC, na Quinta da Lomba.
O calendário de torneios é, agora, o seguinte:
08 de Maio – Galitos FC - Quinta da Lomba (ACTUALIZAÇÃO)
15 de Maio – Brincolândia - Sede Social (ACTUALIZAÇÃO)
29 de Maio – Soflusa - Terminal Fluvial
05 de Junho – Tenda Parque Cidade (CANCELADO)
12 de Junho – Parque Catarina Eufémia - Centro Barreiro
19 de Junho – Academia de Xadrez - Sede Social
O calendário de torneios é, agora, o seguinte:
08 de Maio – Galitos FC - Quinta da Lomba (ACTUALIZAÇÃO)
15 de Maio – Brincolândia - Sede Social (ACTUALIZAÇÃO)
29 de Maio – Soflusa - Terminal Fluvial
05 de Junho – Tenda Parque Cidade (CANCELADO)
12 de Junho – Parque Catarina Eufémia - Centro Barreiro
19 de Junho – Academia de Xadrez - Sede Social
Entrega de Prémios
25 de Junho – Festa Desporto - Barreiro
25 de Junho – Festa Desporto - Barreiro
Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/
2 de maio de 2011
Prazer ...
Podemos ter prazer com o desporto ?
Claro!
É agradável sentir o corpo descontrair-se, adquirir flexibilidade e muscular-se, tudo em simultâneo. É libertador deixar de sentir cansaço em actividades simples como andar a pé, subir escadas, correr para apanhar o autocarro ou jogar à bola com as crianças.
E depois, é reconfortante ver o corpo adquirir firmeza: ganhamos confiança e serenidade, à medida que o tempo passa.
Por último, como a prática de desporto reduz o stress e, quando intensa, liberta endorfinas (hormonas de prazer e bem-estar), esta permite-nos encarar a vida com mais leveza e descontração.
http://vidasaudavelnodesporto.blogspot.com/
Claro!
É agradável sentir o corpo descontrair-se, adquirir flexibilidade e muscular-se, tudo em simultâneo. É libertador deixar de sentir cansaço em actividades simples como andar a pé, subir escadas, correr para apanhar o autocarro ou jogar à bola com as crianças.
E depois, é reconfortante ver o corpo adquirir firmeza: ganhamos confiança e serenidade, à medida que o tempo passa.
Por último, como a prática de desporto reduz o stress e, quando intensa, liberta endorfinas (hormonas de prazer e bem-estar), esta permite-nos encarar a vida com mais leveza e descontração.
http://vidasaudavelnodesporto.blogspot.com/
Circuito de Atletismo no Barreiro
O Circuito de Atletismo do Barreiro continua a realizar-se com o máximo empenho. A próxima etapa do Circuito irá ocorrer no dia 22 de Maio, por volta das 9h30min e a Organização está a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de Covas de Coina, sendo apenas uma prova de estrada. Para mais informações poderá consultar o sitio da Camara Municipal do Barreiro : www.cm-barreiro.pt
4 de abril de 2011
Terça-feira, dia 5 de Abril, na Escola Secundária Augusto Cabrita irá realizar-se 'O Dia Zen'. Incluindo massagens e sessões de Ioga venha descobrir que mais surpresas temos para lhe oferecer. Participem !
21 de março de 2011
Torneio de Ping-Pong: Vencedores
Temos o prazer de anunciar os vencedores do torneio de ténis-de-mesa!
1º - Paulo Barreto 10ºE
2º - Alessandro Piolanti 10ºG
3º - Rúben Morgado 12ºG
Muito obrigada a todos os participantes!!
1º - Paulo Barreto 10ºE
2º - Alessandro Piolanti 10ºG
3º - Rúben Morgado 12ºG
Muito obrigada a todos os participantes!!
14 de março de 2011
Regulamento para o Torneio de Ténis-de-Mesa
Abaixo estão transcritas as bases do regulamento do torneio a realizar no dia 16 de Março de 2011, Dia do Patrono, organizado pelo presente grupo às 15h no refeitório da escola Augusto Cabrita.
As inscrições terão fim no dia 15 de Março pelas 13h.
1. Cada “SET” será até aos 11 pontos, trocando a ordem de serviço de 2 em 2 pontos.
2. O vencedor do “SET” será o jogador que primeiro obtiver 11 pontos, a não ser que ambos os jogadores atinjam uma contagem simultânea de 10 pontos. Nesse caso, será vencedor do “SET”, o jogador que primeiro obtenha 2 pontos de diferença sobre o seu adversário.
3. O direito de escolher a ordem inicial do serviço, recepção e campos será decidido através do lançamento de uma moeda ao ar pelo árbitro (designado pela organização). Cabe ao jogador mais novo escolher primeiramente qual das faces da moeda prefere.
O vencedor poderá escolher servir ou receber primeiro ou começar num campo em particular. Cabe ao árbitro avaliar se o serviço foi efectuado com a altura adequada.
O vencedor poderá escolher servir ou receber primeiro ou começar num campo em particular. Cabe ao árbitro avaliar se o serviço foi efectuado com a altura adequada.
Outros:
1. O adiamento e as mudanças de calendário são de exclusiva competência da organização.
2. Ao participar no torneio, os jogadores aceitam cumprir na íntegra este Regulamento.
3. As mesas e todo o equipamento de jogo (bolas e raquetas) serão fornecidos pela organização. O atleta pode, contudo, utilizar a sua própria raqueta caso assim pretenda.
4. Todos os casos que, inadvertidamente não estejam previstos no presente regulamento, serão alvo de apreciação por parte da organização, sendo a sua decisão de carácter definitivo, sem possibilidade de recurso.
28 de fevereiro de 2011
Surpresa ESAC 2011
Temos o prazer de anunciar que o FLASHMOB de HipHop na ESAC foi um sucesso!
Postaremos as fotos respectivas em breve!
Postaremos as fotos respectivas em breve!
21 de fevereiro de 2011
Exercicio Fisico ajuda a perder peso?
Ainda há quem acredite que o exercício apenas ajuda a melhorar a silhueta, mas não emagrece.
Na verdade, a prática de exercício produz um gasto energético que leva à perda de gordura e volume de forma total ou localizada, de acordo com o exercício que se fizer. Para obter bons resultados, é aconselhável combinar exercícios aeróbios, para diminuir a gordura acumulada, com outros específicos para tonificar os músculos.
Por exemplo, se quer perder barriga e se limitar a fazer exercícios abdominais, terá estes músculos fortes e duros, mas permanecerão escondidos debaixo do tecido adiposo (gordura).
Para diminuir a gordura localizada nessa zona, deve realizar exercícios aeróbios, que, estes sim, ajudam a emagrecer.
O exercício cardiovascular aeróbio é muito eficaz porque eleva as batidas do coração e faz com quem o seu corpo use a gordura armazenada para produzir energia, o que ajuda a emagrecer. Ou seja, é possível queimar mais gordura com os exercícios de longa duração e pouca intensidade, como andar de bicicleta, correr, nadar ou dançar.
Texto: Fernanda Soares
Na verdade, a prática de exercício produz um gasto energético que leva à perda de gordura e volume de forma total ou localizada, de acordo com o exercício que se fizer. Para obter bons resultados, é aconselhável combinar exercícios aeróbios, para diminuir a gordura acumulada, com outros específicos para tonificar os músculos.
Por exemplo, se quer perder barriga e se limitar a fazer exercícios abdominais, terá estes músculos fortes e duros, mas permanecerão escondidos debaixo do tecido adiposo (gordura).
Para diminuir a gordura localizada nessa zona, deve realizar exercícios aeróbios, que, estes sim, ajudam a emagrecer.
O exercício cardiovascular aeróbio é muito eficaz porque eleva as batidas do coração e faz com quem o seu corpo use a gordura armazenada para produzir energia, o que ajuda a emagrecer. Ou seja, é possível queimar mais gordura com os exercícios de longa duração e pouca intensidade, como andar de bicicleta, correr, nadar ou dançar.
Quatro sessões de 45 minutos de actividade aeróbia por semana são suficientes. Um truque para ser constante: escolha um exercício de que goste, para não se deixar vencer pela falta de motivação.
Texto: Fernanda Soares
Eventos de Mini trampolim
O Pavilhão da Escola Secundária de Santo António da Charneca vai receber no sábado, dia 26 de Fevereiro, o Campeonato Distrital de Duplo Mini Trampolim, entre as 8h00 e as 19h00.
Esta prova está integrada no calendário da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal.
Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/
Esta prova está integrada no calendário da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal.
Fonte: http://www.cm-barreiro.pt/
Cantorias ...
Segundo um grupo de investigadores britânicos cantar faz bem à saúde, pois melhora a auto-estima e afasta o stress.
De acordo com o Heart Research UK, um grupo de investigação britânico, que se dedica a investigar os problemas que afectam o coração, cantar é uma forma de exercício, ainda que leve. Ao encher os pulmões de ar, isso faz com que aumente o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo pelo corpo, o que é benéfico para a saúde.
Estes investigadores encaram o canto como uma actividade aeróbica, uma vez que melhora a saúde do coração e está mesmo relacionado com a longevidade, a redução do stresse e a saúde em geral. E não se fica por aqui, pois o canto traz também felicidade sendo que é impossível cantar bem com uma cara triste, porque isso afectaria o tom. Manter-se positivo é essencial!
Mas as vantagens não se ficam por aqui. A tudo o que foi dito junta-se ainda a adrenalina associada a uma qualquer apresentação em público, sensação comum aos cantores profissionais e aos amadores, bem como ajuda à libertação de hormonas relacionadas com o bem-estar.
Por isso meninos e meninas, comecem a afinar as cordas vocais e toca aí a cantar por uma vida saudável !!
De acordo com o Heart Research UK, um grupo de investigação britânico, que se dedica a investigar os problemas que afectam o coração, cantar é uma forma de exercício, ainda que leve. Ao encher os pulmões de ar, isso faz com que aumente o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo pelo corpo, o que é benéfico para a saúde.
Estes investigadores encaram o canto como uma actividade aeróbica, uma vez que melhora a saúde do coração e está mesmo relacionado com a longevidade, a redução do stresse e a saúde em geral. E não se fica por aqui, pois o canto traz também felicidade sendo que é impossível cantar bem com uma cara triste, porque isso afectaria o tom. Manter-se positivo é essencial!
Mas as vantagens não se ficam por aqui. A tudo o que foi dito junta-se ainda a adrenalina associada a uma qualquer apresentação em público, sensação comum aos cantores profissionais e aos amadores, bem como ajuda à libertação de hormonas relacionadas com o bem-estar.
Por isso meninos e meninas, comecem a afinar as cordas vocais e toca aí a cantar por uma vida saudável !!
20 de fevereiro de 2011
Demonstração de Karaté na ESAC
Lamentamos informar que a demonstração de Karaté Shotokan marcada para amanhã às 09:45 foi cancelada hoje pela AKDS. Pedimos imensa desculpa pelo sucedido.
14 de fevereiro de 2011
Demonstração de Karaté na ESAC
No dia 21 de Fevereiro irá realizar-se uma demonstração de karaté no pátio da Escola Secundária Augusto Cabrita, no primeiro intervalo da parte da manhã (9:45-10:05). Esta demonstração está a cargo da Associação Karaté de Distrito de Setúbal. Não percam !
O karaté é um arte marcial cujo recurso a armas é muito reduzido, daí o seu nome Kara Te "mãos vazias".
Existem duas vertentes do karaté, karaté shotokai e karaté shotokan:
- O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karaté. Por norma o kumite é muito controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima, contudo torna-se agressivo visto que se utiliza golpes de cotovelos e joelhadas.
- O Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
O estudioso/praticante do karaté chama-se karateca, que busca desenvolver disciplina, filosofia e ética, além de simples movimentos e condicionamento físico.
O karaté é um arte marcial cujo recurso a armas é muito reduzido, daí o seu nome Kara Te "mãos vazias".
Existem duas vertentes do karaté, karaté shotokai e karaté shotokan:
- O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karaté. Por norma o kumite é muito controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima, contudo torna-se agressivo visto que se utiliza golpes de cotovelos e joelhadas.
- O Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
O estudioso/praticante do karaté chama-se karateca, que busca desenvolver disciplina, filosofia e ética, além de simples movimentos e condicionamento físico.
7 de fevereiro de 2011
Antidepressivos Naturais ...
O exercícios físico é um antidepressivo natural. Isto porque, quando praticado, liberta substâncias químicas que causam um estado de bem-estar, como por exemplo, as endorfinas, e evita outras que trazem malefícios ao organismo, onde se inclui a cortisol.
Cortisol
É uma hormona que é produzida pelo corpo em excesso quando o ser humano se encontra em situação de stress, raiva, ansiedade e medo.
Causa efeitos nocivos como a diminuição da produção de testosterona, acção lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogénio muscular. O cortisol age também no cérebro provocando morte neuronal.
Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
Endorfinas
São substâncias produzidas e libertadas no cérebro, que provocam sensações de bem-estar: substâncias essas que são libertadas, por exemplo, quando se faz exercício físico!
Para além disso, estudos recentes demonstram que uma única sessão de exercícios, com duração de 20 ou 30 minutos, numa intensidade baixa ou moderada, leva à diminuição do desconforto da dor.
De que estás à espera para fazer exercício? ;)
De que estás à espera para fazer exercício? ;)
1 de fevereiro de 2011
Rir é mesmo o melhor remédio!
Muito riso pouco siso, diz o ditado. E antigamente era este o pensamento dominante. Quem se risse muito e fosse demasiado alegrete era seguramente por não ter muito tino. Uma pessoa séria, sisuda, transmitia confiança, lucidez. Como se rir fosse sinónimo de estupidez ou vacuidade.Hoje a coisa é completamente diferente. Rir é o melhor remédio, garantem-nos. Os benefícios do humor são constantemente divulgados, o número de humoristas e comediantes aumenta, as pessoas perderam a vergonha de rir desbragadamente,e até existem aulas de riso que funcionam como terapia.
Um estudo recente levado a cabo por cardiologistas na Universidade de Maryland revelou que rir pode prevenir doenças cardíacas. Os cientistas descobriram que as pessoas com doenças do coração riam quarenta por cento menos em variadas situações, quando comparadas com pessoas da mesma idade, sem doenças cardíacas.
Michael Miller, director do Centro de Cardiologia Preventiva da Universidade de Maryland, diz: «O velho ditado que diz que "rir é o melhor remédio" parece que, afinal, é mesmo verdade no que diz respeito ao coração. Ainda não sabemos porque é que rir protege o coração, mas sabemos que o stress está associado ao desgaste do endotélio, a membrana que reveste os nossos vasos sanguíneos. Isto pode provocar uma série de reacções inflamatórias que aumentam a gordura e o colesterol nas artérias coronárias e, em último caso, podem causar ataques cardíacos.»
Neste estudo, os investigadores compararam as respostas em termos de humor de trezentas pessoas. Metade dos participantes sofria de doença cardíaca. A outra metade era saudável. Um dos questionários tinha uma série de respostas de escolha múltipla, em que se ficava a saber até que ponto se riam os participantes em determinadas situações, e o outro questionário tinha respostas de verdadeiro ou falso para medir a raiva e a hostilidade.
O que ficou provado foi que as pessoas com doença cardíaca riam menos, mesmo em situações positivas, e revelavam maior raiva e hostilidade. Michael Miller disse que as pessoas deviam rir mais e levar-se menos a sério.
«A recomendação para um coração saudável deve ser: exercício físico, alimentação equilibrada e rir, algumas vezes por dia.»
in Diário de Notícias
31 de janeiro de 2011
Exercício Físico para Idosos
O programa de exercícios para idosos deve ter como objectivo principal o desenvolvimento da força muscular, o aumento da aptidão cardiorespiratória, a melhoria da flexibilidade, da coordenação e do equilíbrio. A rotina de exercícios ideal é aquela que não apresenta riscos para a integridade física e, ao mesmo tempo, promove adaptações fisiológicas capazes de manter ou melhorar a saúde. Outro ponto fundamental é que o programa de exercícios não seja encarado como uma punição, mas sim prazeroso e, sempre que possível, deve atender às preferências do aluno. É importante sempre informar quais são as actividades mais adequadas para cada caso e não se deve jamais impor uma modalidade de exercício que o aluno considere muito desagradável. O principal objectivo é fazer com que o idoso incorpore, na sua rotina, o hábito de se exercitar regularmente. A fase de adaptação é especialmente crítica portanto, é importante estar alerta a qualquer sinal de insatisfação, evitando que o abandono súbito do programa . De que adianta prescrever um programa de exercícios de acordo com todos os mais modernos conceitos da fisiologia do exercício, se o participante não tem motivação suficiente para cumpri-lo?
Xadrez - 13º Circuito de Torneios
O 13º Circuito de Torneios de Xadrez do Barreiro regressa na sua edição de 2011 com jornadas de 6 Fevereiro a 19 de Junho. A 1ª ronda realiza-se domingo, 6 de Fevereiro, pelas 14h30, no Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro.
As primeiras seis provas do calendário, organizado pela Câmara Municipal (CMB) e pelo Clube de Xadrez (CXB), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Xadrez (PDX) do Concelho do Barreiro, têm início pelas 14h30. As restantes às 16h00.
Mais informações sobre o Circuito podem ser consultadas na Internet nos sítio do CXB, em http://www.clubexadrezbarreiro.com, e no PDX, http://pdxbarreiro.no.sapo.pt, ou ainda solicitadas através do telefone da Divisão de Desporto da CMB: 21 217 0903.
As primeiras seis provas do calendário, organizado pela Câmara Municipal (CMB) e pelo Clube de Xadrez (CXB), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Xadrez (PDX) do Concelho do Barreiro, têm início pelas 14h30. As restantes às 16h00.
Mais informações sobre o Circuito podem ser consultadas na Internet nos sítio do CXB, em http://www.clubexadrezbarreiro.com, e no PDX, http://pdxbarreiro.no.sapo.pt, ou ainda solicitadas através do telefone da Divisão de Desporto da CMB: 21 217 0903.
24 de janeiro de 2011
Mexe-te por um coração em boa forma!
Qualquer actividade é melhor que nenhuma, mas existem diferenças entre os benefícios que se obtêm dos vários tipos de exercício:
Exercícios aeróbicos:
Caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, ténis, hidroginástica, golf e muitas outras …
Estimulam as funções cardiovascular e respiratória.
Estimulam as funções cardiovascular e respiratória.
Adultos e Séniores: 30 minutos, 5 dias por semana
Exercícios com cargas adicionais:
Levantar pesos, exercícios de solo com elevações (abdominais, flexões …), musculação, jardinagem, lavoura, cargas e descargas e muitas outras …
Fortalecem os músculos e os ossos, aumentam a resistência e a flexibilidade.
Adultos e Séniores: 20 minutos, 3 dias por semana
Para Crianças e jovens, devem praticar 1 hora por dia, combinando os dois tipos de exercícios.
Fortalecem os músculos e os ossos, aumentam a resistência e a flexibilidade.
Adultos e Séniores: 20 minutos, 3 dias por semana
Para Crianças e jovens, devem praticar 1 hora por dia, combinando os dois tipos de exercícios.
Passos para o BEM-ESTAR!
Nunca é tarde para dar o primeiro passo e depois, os benefícios compensam! Começa por afastar todos os motivos que te têm impedido de te manteres fisicamente activo: não praticares exercício há muito tempo ou não ter tempo … E compromete-te com a tua saúde e bem-estar:
ð Escolhe uma actividade ou desporto que te agrade: ao ar livre ou no ginásio, para praticar sozinho ou em grupo;
ð Começa pouco a pouco com a actividade física de intensidade reduzida;
ð Aumenta progressivamente o tempo que dedicas à actividade física;
ð Regista os teus progressos e motiva-te!
ð Sê activo no dia-a-dia: anda a pé e evita os transportes sempre que possível (o ambiente agradece!), opta pelas escadas (sobretudo a subir) em vez do elevador …
ð Conquista amigos: a actividade física é mais motivadora e agradável com companhia;
ð Não desistas ao primeiro contratempo: a regularidade é essencial para colher mais benefícios e serem duradouros.
Mas … Se tens alguma doença crónica, consulta primeiro que tudo o teu médico antes de iniciares a prática desportiva!
Mexe-te … Ser activo é viver saudável!
J Regula o peso, prevenindo os quilinhos a mais;
J Melhora a circulação sanguínea;
J Ajuda a respirar melhor;
J Diminui o risco de várias doenças crónicas;
J Aumenta a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose.
J Aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos;
J Contribui para uma melhor coordenação de movimentos e equilíbrio, reduzindo o risco de quedas.
Uma vida mais activa também se reflecte na saúde mental e no bem-estar psicológico:
J Aumenta a boa disposição e o humor;
J Diminui o stress e o risco de ansiedade e/ou depressão;
J Previne comportamentos de risco, principalmente em crianças e jovens;
J Promove a interacção social;
J Melhora a forma física e a auto-estima.
A actividade física faz bem ao corpo e à mente, em todas as idades! Há, por isso, que colher os benefícios de uma vida mais activa.
Pelo contrário, uma vida sedentária não faz bem à saúde. São muitos os riscos: de doença cardiovascular, de hipertensão e enfarte, de colesterol elevado, de diabetes tipo 2, de vários tipos de cancro e de obesidade.
Actividade Física é ...
Praticar com regularidade actividades que impliquem movimento e, logo, gasto de energia. É caminhar, nadar, dançar, jardinar … Não é por isso obrigatório ir ao ginásio ou praticar exercícios com elevada intensidade: o que é preciso é apostar numa vida fisicamente mais activa, em qualquer idade, mesmo em caso de doença, ou em momentos da vida muito especiais, como a gravidez.
A escolha é tua: o que é importante é que a actividade física faça parte da tua vida. Pela saúde e bem-estar, mexe-te!
C.M.Barreiro - Eventos
1º ENCONTRO DE CENTROS DE TREINO
O 1º Encontro de Centros de Treino de Futebol do calendário de 2011 realiza-se na tarde de sábado, 29 de Janeiro, no Complexo do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro. As actividades decorrem entre as 14h00 e as 19h00. A 2º ronda destes encontros – com o mesmo horário - está agendada para 26 de Março, na Academia do Futebol Clube Barreirense.
Os Encontros de Centros de Treino de Futebol, na sua 4ª edição, são promovidos pela Câmara Municipal do Barreiro, em parceria com os clubes participantes.
Fonte: www.cm-barreiro.pt
17 de janeiro de 2011
Exercício Físico para Jovens
Os jovens constituem um extenso e variado segmento da população, com a qual a maioria dos profissionais do exercício irá trabalhar, em função das suas características morfológicas, fisiológicas e psicológicas específicas.
- Prescrição do exercício:
As crianças, normalmente não necessitam de prescrição de Frequência Cardíaca para regular a intensidade porque estão num baixo risco de doença cardiovascular e, geralmente, têm uma boa capacidade para ajustar o exercício de acordo com a apreciação subjectiva de esforço.
Porém, devem ser encorajadas a participar numa variedade de actividades que exercitam todos os grandes grupos musculares, incluindo actividades com pesos que optimizem o desenvolvimento de habilidades básicas, o controlo do peso, a resistência aeróbia e o conteúdo mineral ósseo.
- Benefícios que os jovens podem obter com uma actividade física regular:
- maior força e resistência cardio-respiratória;
- melhoria da formação óssea;
- controlo do peso;
- redução da ansiedade e do stress;
- melhoria da auto-estima e da auto-confiança;
- minimização dos riscos de doenças cardiovasculares;
- gozo e divertimento;
- interacção social;
- desenvolvimento de capacidades.
- Prescrição do exercício:
As crianças, normalmente não necessitam de prescrição de Frequência Cardíaca para regular a intensidade porque estão num baixo risco de doença cardiovascular e, geralmente, têm uma boa capacidade para ajustar o exercício de acordo com a apreciação subjectiva de esforço.
Porém, devem ser encorajadas a participar numa variedade de actividades que exercitam todos os grandes grupos musculares, incluindo actividades com pesos que optimizem o desenvolvimento de habilidades básicas, o controlo do peso, a resistência aeróbia e o conteúdo mineral ósseo.
- Benefícios que os jovens podem obter com uma actividade física regular:
- maior força e resistência cardio-respiratória;
- melhoria da formação óssea;
- controlo do peso;
- redução da ansiedade e do stress;
- melhoria da auto-estima e da auto-confiança;
- minimização dos riscos de doenças cardiovasculares;
- gozo e divertimento;
- interacção social;
- desenvolvimento de capacidades.
Torneio de Futsal na ESAC
Esta foi a equipa vencedora do Torneio de Futsal realizado na ESAC, no passado mês. Curiosamente, esta foi a equipa dinamizadora deste torneio, organizando o evento. No final o balanço foi positivo, tendo o torneio decorrido dentro da norma. Esta foi mais uma iniciativa para a actividade desportiva e aliado a isso, a diversão!
10 de janeiro de 2011
Recomendações Alimentares!
Antes de alguma refeição, é recomendado comer alimentos detentores de hidratos de carbono, como pão integral, fruta e aveia. Caso seja necessário perder peso para ter uma vida saudável, é preciso aliar exercícios físicos a uma boa alimentação. O ideal é dar um intervalo de 1h30min antes do início do treino, para que se tenha esvaziamento gástrico adequado e para evitar desconforto durante o treino.
Após o exercício físico, a alimentação deve ser feita coordenadamente com o tempo em que se esteve a praticar desporto, tendo em conta e hora do mesmo. Se isso não for possível, não passe mais de uma hora sem comer.
Recomenda-se preferir grelhados e alimentos cozidos. Se o problema é o facto de querer fazer uma dieta rigorosa, pense sempre na dieta como uma forma de re-educação alimentar e não como um "regime". Uma forma de se começar uma re-educação alimentar é: diminuir as porções que geralmente se consome nas refeições.
Após o exercício físico, a alimentação deve ser feita coordenadamente com o tempo em que se esteve a praticar desporto, tendo em conta e hora do mesmo. Se isso não for possível, não passe mais de uma hora sem comer.
Recomenda-se preferir grelhados e alimentos cozidos. Se o problema é o facto de querer fazer uma dieta rigorosa, pense sempre na dieta como uma forma de re-educação alimentar e não como um "regime". Uma forma de se começar uma re-educação alimentar é: diminuir as porções que geralmente se consome nas refeições.
3 de janeiro de 2011
Formação educacional através do Desporto
A base educacional e de formação de carácter de uma criança é constituída pela família, por isso é de extrema importância o bom convívio e a participação em actividades familiares para a formação da sua personalidade e gostos, bem como absorção do conceito ‘Família’ e ‘União’. Actividades desportivas realizadas em família, como passeios, jogar à bola em parques e campos municipais, feiras pedagógicas, gincanas, feiras e eventos, faz com que a criança aprenda e adquira interesses em comum, através de um convívio no seio familiar, sendo também uma grande oportunidade para dialogar e abordar temas educativos.
Planos de Desenvolvimento Desportivo
Os Planos da Câmara Municipal do Barreiro têm como objectivo a "Fomentação do Desporto". Estes planos são feitos em articulação com o movimento associativo, com ligações entre a Câmara Municipal do Barreiro e os Clubes existentes.
As Modalidades apoiadas pela C.M.B são as seguintes: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Natação, Xadrez, Vela, Remo e Ginástica.
Ao longo do ano de 2011 irão ser realizadas à volta de 150 actividades e todas as actividades propostas até final de Julho de 2011 serão feitas de acordo com as oito modalidades pertencentes aos planos desportivos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


























