Cortisol
É uma hormona que é produzida pelo corpo em excesso quando o ser humano se encontra em situação de stress, raiva, ansiedade e medo.
Causa efeitos nocivos como a diminuição da produção de testosterona, acção lenta da utilização da insulina, que atrapalha no transporte da glicose para as células musculares, evitando assim a reserva de glicogénio muscular. O cortisol age também no cérebro provocando morte neuronal.
Nessas situações, o exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol.
Endorfinas
São substâncias produzidas e libertadas no cérebro, que provocam sensações de bem-estar: substâncias essas que são libertadas, por exemplo, quando se faz exercício físico!
Para além disso, estudos recentes demonstram que uma única sessão de exercícios, com duração de 20 ou 30 minutos, numa intensidade baixa ou moderada, leva à diminuição do desconforto da dor.
De que estás à espera para fazer exercício? ;)
De que estás à espera para fazer exercício? ;)

Sem comentários:
Enviar um comentário