14 de fevereiro de 2011

Demonstração de Karaté na ESAC

No dia 21 de Fevereiro irá realizar-se uma demonstração de karaté no pátio da Escola Secundária Augusto Cabrita, no primeiro intervalo da parte da manhã (9:45-10:05). Esta demonstração está a cargo da Associação Karaté de Distrito de Setúbal. Não percam !

O karaté é um arte marcial cujo recurso a armas é muito reduzido, daí o seu nome Kara Te "mãos vazias".
Existem duas vertentes do karaté, karaté shotokai e karaté shotokan:
 - O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karaté. Por norma o kumite é muito controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima, contudo torna-se agressivo visto que se utiliza golpes de cotovelos e joelhadas.
 - O Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.

O estudioso/praticante do karaté chama-se karateca, que busca desenvolver disciplina, filosofia e ética, além de simples movimentos e condicionamento físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário